O que é a campanha Imposto Solidário?

É uma iniciativa que visa engajar e mobilizar pessoas para as causas da Rede Santa Catarina, por meio da destinação do Imposto de Renda para projetos sociais aprovado pelo Fundo Municipal da Criança e Adolescente e Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. 


Ao optar pelo Modelo Completo da declaração, você pode direcionar uma parte do seu imposto devido, ou a restituir, para projetos incentivados nas Casas Sociais de educação e assistência social, que fazem parte da Rede Santa Catarina.


Essa é uma maneira eficaz de transformar milhares de vidas, sem nenhum custo adicional para você!

Conheça nossos projetos

Projeto Criança Presente: semeando futuros

Casa: Colégio Santa Catarina | Petrópolis – RJ 

Período de captação: até 31/12/25 

Valor total: 329.609,68 

O Projeto Criança Presente: semeando futuros, com duração de 12 meses, visa desenvolver habilidades cognitivas, socioemocionais e ambientais de 180 crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI). O Projeto promove atividades sóciopedagógicas para estimular a autonomia, criatividade e consciência crítica das crianças, além de incentivar práticas sustentáveis. Estruturado em dois blocos principais - Artes Formais (música, teatro, artes visuais) e Educação Ambiental - o projeto busca formar cidadãos críticos e engajados. As atividades incluem horta escolar, oficinas de artes, fábrica de papel reciclado, contação de histórias, musicalização, tai chi chuan, entre outras. Alinhado com três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Projeto pretende transformar crianças em agentes multiplicadores de práticas sustentáveis.

Saiba mais sobre o Colégio Santa Catarina de Petrópolis

Projeto Idoso Digital

Casa: Lar Madre Regina | Guarulhos/SP 

Período de captação: até 15/12/2025 

Valor total: R$ 313.129,20 

O ProjetoIdoso Digital: inclusão e fortalecimento da cidadania para a pessoa idosa visa promover a inclusão digital e social das pessoas idosas, fortalecendo a cidadania e reabilitação física e cognitiva por meio de recursos tecnológicos. O Projeto é baseado em três pilares: Capacitação em Informática Básica, Oficina Maker e inserção de novas tecnologias nas atividades diárias. A capacitação em informática busca dar autonomia aos idosos para se comunicarem e realizarem operações no computador. A Oficina Maker adapta a metodologia para desenvolver habilidades cognitivas e sociais. O Projeto responde ao desafio do acesso à tecnologia para idosos, que é um grupo que está crescendo nas redes sociais, e visa melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão digital dessa população.

Saiba mais sobre o Lar Mare Regina

Veja como é fácil destinar seu Imposto de Renda!


Simulador do potencial de destinação de Imposto de Renda

Principais dúvidas

Se eu tenho imposto de renda a restituir, posso também usufruir do benefício fiscal?


O valor destinado ao projeto será tratado de forma diferente dependendo da sua situação tributária:


IR a restituir: Nesse caso, o valor destinado será adicionado ao montante que você tem a restituir em 2025, e esse total será corrigido pela taxa Selic.


IR a pagar: Nesse caso, o valor que você destinar para projetos será subtraído do total que deve ser pago na sua declaração de 2025. Isso significa que o valor destinado será subtraído da quantia a ser paga na declaração de 2025.


Como devo proceder ao declarar meu imposto de renda após realizar a destinação para projetos?


Quando a Receita Federal liberar o preenchimento da declaração do Imposto de Renda, você deverá informar os dados do recibo da doação no campo "Doações efetuadas". Certifique-se de manter o recibo em arquivo para comprovações futuras.

Como posso ter certeza de que a minha destinação do Imposto de Renda realmente beneficiará os projetos da Rede Santa Catarina?


Ao destinar parte do seu Imposto de Renda, você receberá um recibo emitido pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ou pelo Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, conforme o projeto apoiado. Além disso, assim que os recursos forem liberados para a Casa, você poderá acompanhar o progresso do projeto através de informativos que serão enviados diretamente para o seu e-mail.


Qual é a diferença entre destinar e doar?


A diferença entre destinar e doar está na forma como os recursos são tratados em relação aos benefícios fiscais. Quando você destina parte do seu Imposto de Renda para projetos incentivados, está redirecionando uma parte do imposto que já seria devido ao governo, o que chamamos de "destinação". Por outro lado, se você optar pelo modelo simplificado da declaração, estará fazendo uma “doação” do seu dinheiro para o projeto, sem usufruir do benefício fiscal.

Com a palavra: Nossos apoiadores

Ficou com alguma dúvida?

Preencha o formulário e nossa equipe entrará em contato para esclarecer qualquer dúvida que você tenha sobre esse tipo de destinação.

Confira a nossa Política de Privacidade.